Volta às aulas!

Posted by in Uncategorized

Eis que fevereiro chegou (Faz dias já, mas releva), e Serena voltou às aulas. Glória, hosana nas alturas, senhor na cruz, obrigada pela existência das Umeis, saravá, axé!

O mês de fevereiro foi pautado por adaptações, na primeira semana de aulas, houve a adaptação ao próprio horário, à rotina, e a tudo que a escola significa para Serena.

Como funciona a adaptação nas Umeis?

Cada uma tem seu próprio sistema, na Umei que a Serena frequenta foram dois dias de adaptação, sendo duas horas pela manhã e duas pela tarde, lembrando que a pequena ainda frequenta o integral, por isso essa divisão entre períodos.

Como esperado, tudo transcorreu com tranquilidade. Uma das minhas preocupações era o fato da senhorita não usar mais fraldas, então eu precisaria acordar um pouco mais cedo, colocar a quiança no penico e só depois trocar a roupinha e deixa-la pronta para a ida para a escola.

Precisaria também entender a dinâmica da escola no fator banheiro e acidentes xixizisticos. As professoras me acalmaram, e pude ver como as coisas com diversas crianças, às vezes funcionam melhor que com uma só, afinal, ela está entre amigos e tende a imitar os coleguinhas.

Agora, meu bebê não somente usa o banheiro na escola, como também faz suas refeições num refeitório de “menino grande”, as professoras já não dão a comida na boca, incentivam as crianças a tomarem banho sozinhas (com supervisão, óbvio!)

Por sorte, algumas das professoras da Serena já eram conhecidas pelos anos anteriores, então ela não teve nenhum tipo de insegurança. Pelo contrário, no primeiro dia de escola, ao final do dia eu escutei: “Tô feliz, mamãe”.

A salinha segue linda, com toda sua diversidade, crianças de todas cores, classes sociais, algumas com algum tipo de deficiência, mas todas, todas felizes e aceitas. Essa é a maior virtude da Umei, na minha opinião! Crianças diversas, tratadas como iguais, mas tendo sua individualidade respeitada.

E isso, isso não tem preço! 🙂